Renovação de RNE

A renovação da cédula de identidade permanente deve ser realizada 30 dias antes de seu vencimento no Departamento de Polícia Federal mais próximo. A renovação feita após o prazo de validade esta sujeita ao pagamento de multa e em alguns casos até a perda da permanência ou residência.

O primeiro passo é o agendamento de uma data na Polícia Federal mais próxima para entrega dos documentos exigidos. Para cada tipo de RNE a exigência de documentos é diferenciada, mas de maneira geral, os documentos básicos são: RNE original, requerimento do registro, pagamento de taxa, fotos recentes, etc. Outros documentos são solicitados conforme o tipo de visto ou permanência.

O estrangeiro menor de idade deverá apresentar-se acompanhado dos pais ou responsável legal.

MERCOSUL: Os estrangeiros que possuem a Residência Temporária com base no Acordo do Mercosul devem providenciar a “renovação” (transformação para permanente) 90 dias antes do vencimento do RNE.

Estão dispensados da substituição do RNE, mesmo após o vencimento, os estrangeiros portadores de vistos permanentes, que tenham completado 60 anos até a data de vencimento da cédula. A dispensa é amparada pelo Decreto-lei no 2.236, de 23 de janeiro de 1985. Apesar deste benefício estabelecido por lei, os estrangeiros encontram dificuldades quando apresentam o documento vencido em determinados locais ou mesmo em viagens ao exterior.

A FK Consultoria presta este serviço, formaliza os documentos, faz o agendamento e acompanha o estrangeiro na Polícia Federal.

Esta entrada foi publicada em Documentos de estrangeiros e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

49 respostas a Renovação de RNE

  1. luiz morende disse:

    A resposta foi enviada por e-mail.

  2. Odisseus disse:

    Boa tarde,
    Sou um estrangeiro casado com uma argentina, que mora no Brasil com RNE permanente.
    Poderia solicitar eu o RNE permanente por causa disso?
    Obrigado.

  3. alex disse:

    conseguida o visto permanente com base uniao estavel homoafectiva em otubro 2009 e o RNE temporario para 2 anos, dei entrada na renovaçao do RNE com varios papeis que a PF pediu em otubro 2011 , na epoca eu e o meu companheiro estavamos juntos.
    recebi um protocolo que renovei tres vezes (hj ate 27 novembro)
    infelizmente me separei do meu companheiro.
    chega semana passada um oficial da policia federal (_comcomportamento muito estranho, falou que o brasil eh pais do terceiro mundo e nao queria me mostrar a identificacao dele). me pergunou se o meu companheiro mora ainda comigo

    disse que nao. ele disse que ia perder a residencia aqui , mas quando eu dei entrada no RNE de nove anos eu tava junto com ele.
    com o meu numero de protocolo encontro sempre registro nao encontrado no site da PF e no site do MJ

    o que posso fazer?
    obrigado

  4. alexei disse:

    Bom dia,

    Eu tenho uma dúvida sobre visto permamente de investidor.

    A renovação do RNE está diretamente ligado a continuidade do meu investimento?

    Obrigado

    • luiz morende disse:

      Sim Alexei. Existe a necessidade de comprovar a continuidade do seu investimento. A contratação dos funcionários conforme compromisso assumido no Plano de Investimento inicial e outros documentos também devem ser apresentados para renovação do RNE.

  5. Zoraida Fernandez disse:

    Boa noite. Tenho RNE que vence em fevereiro de 2013. Gostaria de saber se a data de agendamento da renovacao é feita de forma rapida e se agora em dezembro a PF esta trabalhando. Obrigada.

  6. Adriana Ribeiro disse:

    Boa Tarde,
    Gostaria de saber se no caso de estrangeiro investidor , com visto permanente no Brasil, tendo sua carteira vencida é necessário renovação mesmo tendo hoje 77 anos? A dúvida paira pelo fato do B. Bradesco exigir. Nesse caso ele pode renovar apenas por mero pedido do Banco? O que devo fazer?
    Desde já agradeço a atenção.
    ADRIANA

    • luiz morende disse:

      Olá Adriana,
      É melhor fazer a renovação, apesar do Decreto-Lei 2236 dispensar este procedimento para pessoas acima de 60 anos.
      Em geral as pessoas que estão com o documento vencido tem problemas quando apresentam em determinadas eentidades e no comércio.

  7. Patrícia disse:

    Sou Portuguesa e estou no Brasil desde 1958, nao me atentei ao prazo e minha identidade com classificação permanente venceu em 2006. Como devo proceder para a renovação da mesma?

  8. Paolinha disse:

    Olá, eu sou Paola da Argentina e moro no Brasil faz 1ano e 3meses.Eu fiz o Acordo do Mercosul Brasil-Argentina, Reincidencia temporal, e derom para mim um papel que é o RNE e outro do protocolo. O protocolo tem vencimeto 180dias. Passarom já mais de 180 dias e ainda nao está pronto. Eu quero saber.. q faco agora? tengo que ir para PF para renovar a data de vencimento? Outra consulta: tenho que viajar para Argentina em junhio e ainda tenho o RNE vencido, posso viajar igual? eu tenho 35anos. Espero retorno. Obrigada!

    • luiz morende disse:

      Paola, a primeira coisa a fazer é ir até a Polícia Federal renovar o seu protocolo. Você pode viajar com o protocolo já renovado ou com outro documento válido, passaporte ou carteira de identidade do seu país.

  9. Amalia disse:

    Oi sou peruana tenho visto temporal do mercosul por motivos pessoais tive q voltar a meu pais. Estou fora do brasil ha 4 meses e so poderei voltar ano que vem e tenho que renovar meu visto em outubro desse ano. Eu irei perder meu visto por ter ficado tanto tempo fora do brasil o que posso fazer

  10. RAUL MAUNIER disse:

    POR FAVOS GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO DEMEORA EM RECEBER O RNE PERMANENTE DEPOIS DE APRESENTAR TODO O NECESARIO NA POLICIA FEDERAL TENDO YA DEFERIDO E PUBLICADO NO DOU.
    MUITO OBRIGADO

  11. Antonio Maciel disse:

    Bom dia –
    Minha pergunta – minha cédula do RNE permanente vence dia 2 de dezembro 2014. Mas no momento estou fora do Brasil, e não vou poder voltar antes do dia 2 para renovar. Vou ter algum problema para entrar no Brasil com a cédula já vencida?
    Obrigado pela atenção.

  12. andré disse:

    Desculpe, a mensagem anterior estava com email errado. Vou escrever novamente aqui:

    Sou titular de rne por ser pai de brasileiro. Meu rne vai vencer em abril
    2015. Estou morando no exterior e não sei se terei a possibilidade de ir ao brasil dentro desse prazo. Queria saber, então, por quanto tempo, apos o vencimento, existe a possibilide de eu renova-lo sob pagamento de multa, sem te-lo cancelado definitivamente.
    Tambem queria saber se, como comprovante de residencia, é suficiente um comprovante de residencia no nome dos meus sogros (que moram no brasil), ja que não morando eu no momento no Brasil, não tenho mais nenhum comprovante de residencia no meu nome.
    Muito obrigado.

  13. zelo disse:

    Eu perdi o prado de renovação de permanência, sera q não tem outro jeito de renovar q não seja voltar ou país?
    Não há como ajudar nós estudantes, sabendo q nosso visto é de estudante?

  14. Akie Hamamoto disse:

    Bom dia
    Sou estrangeira, com visto de permanente.
    Fiz 62 anos e não tenho que renovar mais a RNE. Se fizer a renovação, vão me dar a nova cédula de RNE sem data de validade?
    Grata,
    Akie

  15. Masayuki otaki disse:

    Boa tarde.
    Meu vencimento de RNE é 02/07/2016.
    Será que poderia fazer a renovação já ?
    Porque vou ao Japão em Abril deste ano e vou ficar 02 anos.
    Atenciosamente.

  16. Caio disse:

    Luis… gostaria de tirar uma dúvida.
    No caso de estrangeiro investidor, quando da renovação do seu visto por ter decorrido o prazo de 03 anos do primeiro visto permanente. É obrigatório que o mesmo ainda seja sócio da empresa que deu origem ao seu visto, ou é só demonstrar que ainda continua como investidor, mesmo vinculado a cnpj diferente?

  17. guillermo d de mello olivera disse:

    boa tarde, somos um casal uruguaio que mora no brasil com RNE desde 1980. As mesmas vencem em 2015. Que custos teríamos para encaminhar o processo pela consultoria e quanto tempo demora. Obrigado

  18. hassan El sajli disse:

    Bom dia

    Eu so libanais tenho permanente por casamanto Com Brasileira mas separei ela mas tenho 4 filhos brasileiros ai pra renovar rne posso colocar certidao de nacimento do filhos no lugar de certidao de casamanto
    Obrigado

    • luiz morende disse:

      Hassan,
      Para renovação do RNE permanente não é necessário apresentar a certidão de casamento ou de nascimento dos filhos.
      Se necessitar de mais esclarecimentos entrar em contato com a FK Consultoria através do telefone 11 3817-5842.
      Sds.

  19. Brian disse:

    Boa Tarde, sou americano e quero renovar minha RNE, posso fazer isso aqui nos EUA?

  20. adel disse:

    Ola a carteira de estrageira da minha mae vence este mes e nois moramos no exterior como faco para renovar ?e preciso ir para o brasil

  21. ruth dary mayorga disse:

    Eu tenho visto temporario de 2 anos em brasil seu vencimento é no ano 2017 eu vim para meu pais Colombia e vou ficar um tempo aqui mais de tres meses tem perigo de eu perder esse visto? quanto tempo eu posso ficar fora do Brasil?

    • luiz morende disse:

      Ruth,
      Não existe um tempo mínimo ou máximo para ficar fora do Brasil.
      Você precisa ao menos ter uma atividade ou rendimento que lhe permita renovar o visto em 2017. Isso se você tiver o visto do Mercosul.
      Sds.

  22. Mehdi Afiatpour disse:

    Bom dia! Eu preciso de guía para um problema. Minha família inteira e brasileira e eu sou portador do RNE. EU morei a vida inteira no Brasil mas por motivo de trabalho eu mudei pros EUA. Agora eu tenho um problema. Meu RNE vence em Novembro e eu estou planejando voltar pro Brasil em Dezembro. Sera que eu vou ter problemas na imigração no aeroporto quando eu voltar em dezembro? Ou sera que eu vou precisar voltar antes do vencimento? Agradeco a ajuda.

    • luiz morende disse:

      Mehdi,
      Você terá problemas se está há mais de dois anos fora do Brasil, considerando a sua última viagem para cá.
      Se isso ocorreu, você deve solicitar um visto de turista, dependendo de sua nacionalidade.
      Se isso não ocorreu, poderá voltar antes do vencimento e renovar seu RNE normalmene. Se voltar em dezembro poderá fazer a renovação pagando uma multa de R$ 165,00.
      Para esclarecimentos adicionais entre em contato com a FK Consultoria através do e-mail: vistos@fkconsultoria.com.br
      Sds

  23. Estefania disse:

    Olá! Sou argentina com Visto temporário do Mercosul e tenho que fazer a renovação para o visto permanente. Eu fui destinada ao Brasil por minha empresa espanhola que paga meu salário na Espanha, mas pago meus impostos no Brasil. Um dos documentos necessários para a renovação do visto é “Comprovação de meios de vida lícitos que permitam a subsistência do interessado e de sua família”. Eu moro no Brasil com meu namorado e nos mantemos com o salário dele. Qual é a documentação que deveria apresentar?
    Obrigada

    • luiz morende disse:

      Estefania,
      Será mais seguro e adequado apresentar os comprovantes recebidos da empresa espanhola. Os dois mais recentes.
      Lembre que documentos emitidos no exterior deverão estar legalizados por repartição consular brasileira e traduzidos por tradutor juramentado no Brasil.
      Se necessitar mais informações consulte a FK Consultoria através do telefone 11 3817-5842 ou e-mail: vistos@fkconsultoria.com.br
      Sds

  24. Javier lopez disse:

    Bom dia…. Estrangeiro de 60anos pode solicitar rne normal? O tem otro procedimento..

    • luiz morende disse:

      Javier,
      Sim, você pode fazer a renovação do RNE normalmente antes do vencimento do documento.
      Preencher o requerimento eletrônico, agendar uma data na Polícia Federal e apresentar os documentos necessários e taxas pagas.
      Em caso de dúvidas entre em contato com a FK Consultoria pelo telefone 11 3817-5842 ou através do e-mail: vistos@fkconsultoria.com.br
      Sds,

  25. luiz morende disse:

    A permanência por casamento esta vinculada ao fato que lhe deu origem, ou seja, se o estrangeiro estiver divorciado não poderá renovar o seu RNE. Neste caso deve obter outro tipo de permanência ou visto de trabalho, de investidor, etc.

  26. luiz morende disse:

    Fernando, a residência temporária do Mercosul deve ser renovada 90 dias antes do vencimento do RNE, sob pena de multa.
    Não tem nenhum problema, basta apresentar os documentos exigidos pela PF.

  27. luiz morende disse:

    De fato, agora deve ser solicitada a permanência definitiva para seu companheiro. Deve ser reunido um conjunto de documentos, incluindo o Atestado de antecedentes criminais do seu companheiro expedido pelo país de sua nacionalidade, devendo ser também legalizado no Consulado brasileiro. A maioria dos países emite o documento sem a necessidade da presença do interessado. A lista de documentos é extensa e encaminharemos por e-mail. Abs.

  28. luiz morende disse:

    Isabel, por estar vencido você deverá pagar uma multa de R$ 165,56. Deve ser feito o agendamento na Polícia Federal e apresentar alguns documentos.
    Se estiver em São Paulo a FK Consultoria pode lhe prestar esta assessoria.

  29. luiz morende disse:

    Informamos que, para fazer a renovação de seu RNE Permanente é obrigatório a apresentação de sua Cédula de Identidade – RNE “ORIGINAL”.
    Na impossibilidade de apresenta-lo por motivo de furto, roubo e extravio, poderá fazer um boletim de ocorrência, e requerer a 2ª via de RNE.
    Se necessitar a FK Consultoria poderá prestar este serviço.

  30. luiz morende disse:

    Você deve acessar o link abaixo e informar o número do protocolo (apenas os números, sem ponto, traço, etc)

    https://servicos.dpf.gov.br/sincreWeb/pesquisaAndamentoProcesso.jsp

  31. luiz morende disse:

    Baseados na situação que você nos apresentou e pela experiência que temos na cidade de São Paulo verificamos que há divergência no enquadramento feito pela Polícia Federal dessas cidades. O valor da multa cobrado em São Paulo é de R$ 165,55.

  32. luiz morende disse:

    As cédulas de identidade de estrangeiros classificados como permanentes, com validade de 9 (nove) anos, devem ser renovadas de acordo com o seguinte procedimento:

    Apresentação do requerimento e agendamento da data na PF
    Apresentação da CIE – cédula de identidade original;
    Pagamento da taxa de R$ 124,23; e
    Duas fotos 3×4, recentes, de frente, com fundo claro.

    Outros documentos serão solicitados, dependendo do tipo de visto.
    Os pedidos de renovação das cédulas devem ser feitos antes do vencimento do documento, sob pena de pagamento de multa de R$ 165,56.

    A FK Consultoria presta este serviço, consulte-nos.

  33. luiz morende disse:

    Olá Jing Ru, é possível no prazo de um mês, preparar os documentos e agendar o seu comparecimento na Polícia Federal para fazer a renovação do RNE. Após você receber o protocolo com validade de 180 dias pode-se planejar a renovação do protocolo, se for o caso. A FK Consultoria pode cuidar disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>